Processo Seletivo 2015-I

PÓS-GRADUAÇÃO EM EXTENSÃO RURAL

A Universidade Federal de Viçosa (UFV) vem oferecendo Pós-Graduação em Extensão Rural (PPGER), em nível de mestrado, desde 1968 e de doutorado, a partir de 2012. O curso de mestrado foi credenciado pelo Conselho Federal de Educação (CFE), pelo Parecer no 195/87, de 09.03.1987 (Diário Oficial). Já o curso de doutorado foi credenciado pelo Conselho Técnico-Científico da Educação Superior – CTC-ES em 30 de março de 2011, atribuindo-lhe a nota 4. Conforme o estabelecido pelo parágrafo 4º do artigo 9º da Portaria nº088, de 27 de setembro de 2006. O objetivo central do Programa de Pós-Graduação em Extensão Rural é formar profissionais qualificados para a pesquisa em organizações, como agências de extensão e assistência técnica, centros de pesquisa, universidades, órgãos de planejamento e instituições privadas ou públicas de produção agrícola e ação social. Assim, o PPGER busca fornecer elementos teóricos e metodológicos aos pesquisadores da área de extensão rural, para que possam desenvolver uma análise crítica e problematizadora da realidade social brasileira. Na formação do estudante privilegia-se o compromisso com a divulgação dos resultados da sua pesquisa em periódicos e eventos científicos qualificados, a fim de que o mesmo possa prestar contas à sociedade brasileira dos investimentos por ela feitos na sua formação como pesquisador. O estudante trabalha em regime de tempo integral, sob a supervisão de um Comitê de Orientação.

ADMISSÃO

O candidato ao Programa Pós-Graduação em Extensão Rural deverá possuir diploma nas áreas de Ciências Agrárias, da Saúde, das Ciências Sociais ou Ciências Humanas. Poderão ser admitidos candidatos de outras áreas, cuja proposta de pesquisa apresente um tema coerente com as linhas de pesquisa do programa. O candidato ao Doutorado deverá possuir título de Mestre em área afim ao programa e pelo menos uma publicação de artigo, como 1º ou 2º autor em periódico classificado como B (QUALIS) ou superior na área de Ciências Agrárias I da CAPES, nos últimos 2 anos.

As inscrições são aceitas até 15 de setembro de 2014, para os cursos de Mestrado e Doutorado com início dos estudos no primeiro período letivo de 2015 e serão realizadas através do link https://www3.dti.ufv.br/ppg/sisppg-inscricao-pos/instrucoes-inscricao-candidato/. Processos incompletos não serão aceitos.

O processo seletivo será composto de 3 (três) etapas para o mestrado e 4 (quatro) para o doutorado.

A primeira etapa do processo seletivo terá caráter eliminatório e constará de:

a) Análise de documentos (formulário de inscrição e cartas de referência).

São documentos necessários à inscrição:
– Formulário próprio de inscrição (retirado em http://www.ppg.ufv.br/?page_id=258 ).
– Cópia autenticada do diploma ou documento equivalente (Os documentos emitidos pela UFV não precisam ser autenticados).
– Cópia autenticada do histórico escolar do curso superior.
Curriculum vitae.
– Foto 3×4.
– Cópia da Certidão de Nascimento ou Casamento.
– Cópia de Carteira de Identidade.
– Cópia do documento de Serviço Militar.
– Cópia do Título de Eleitor.
– Carta de recomendação de três pessoas ligadas à formação acadêmica ou às atividades profissionais do candidato (FACULTATIVO).
– Comprovante de pagamento de Taxa de inscrição.

b) Análise e pontuação (Curriculum Vitae e Histórico Escolar) – 10,0 pontos

c) Análise e pontuação do projeto de pesquisa: 30,0 pontos

O projeto deverá ter 10 a 15 páginas, fonte Times New Roman 12, espaçamento 1,5, sem anexos, e apresentar uma solução-problema relevante para a pesquisa, embasada em bibliografia pertinente. Além disso, deverá delinear objetivos e metodologias adequadas à sua realização, no tempo do curso. As bibliografias devem seguir as normas ABNT.

Observação: O candidato não deve indicar o orientador no projeto.

– A segunda etapa do processo seletivo terá caráter eliminatório e constará de prova escrita, que terá o valor de 40,0 pontos e versará sobre temas relacionados à área de concentração, englobando questões atuais, cuja relação bibliográfica estará disponível na página do programa. A prova escrita poderá ser feita pela internet, respeitando-se o prazo estipulado para o seu início e envio.

– A terceira etapa do processo seletivo terá caráter eliminatório para o Doutorado e classificatório para o Mestrado, tendo o valor de 20,0 pontos. Constará de arguição com os docentes Permanentes do Programa. A arguição versará sobre o conteúdo da prova e a relevância da proposta de pesquisa apresentada e as demais condições relacionadas às possibilidades de execução do projeto.

– A quarta etapa do processo seletivo é exclusiva dos candidatos ao Doutorado e constará do exame de interpretação de textos em línguas estrangeiras. O inglês terá caráter eliminatório e o francês e o espanhol classificatório.

– O número de vagas está condicionado à disponibilidade de orientadores em dada processo seletivo.

– As vagas não serão obrigatoriamente preenchidas.

– Não haverá revisão de provas nem dos resultados oficiais.

– Ao se inscrever, o candidato estará aceitando implicitamente as condições e normas estabelecidas no edital.

– As notas de todas as etapas do processo seletivo do Programa de Pós-Graduação em Extensão Rural serão divulgadas no site (https://extensao-rural.ufv.br/) e no mural do Departamento de Economia Rural.

Observações:
1. Somente após a realização de todas as etapas, os candidatos classificados serão distribuídos entre os orientadores.
2. Não haverá comprometimento dos professores do Programa em relação à orientação antes do processo seletivo.

BIBLIOGRAFIA PARA O PROCESSO SELETIVO AO MESTRADO

Da ROS, César, Gênese, desenvolvimento, crise e reformas nos serviços públicos de extensão rural durante a década de 1990, Mundo Agrário, La Plata, n. 25 v.13, 2012.

KAGEYAMA, A., Desenvolvimento rural: conceito e medida, Cadernos de Ciência & Tecnologia, Brasília, v. 21, n. 3, p.379-408, set./dez., 2004.

MARTINS, J. S., A sociabilidade do homem simples, São Pulo; Contexto, 2012..

NAVARRO, Z. e PEDROSO, M. T. Macedo, A agricultura familiar no Brasil: da promessa inicial aos impasses do presente.
(http://www.bnb.gov.br/content/aplicacao/publicacoes/ren-numeros_publicados/gerados/ren_edicao_especial_2014.asp)

Van Der PLOEG, Jan Douwe, Trajetórias do desenvolvimento rural: pesquisa comparativa internacional, Sociologias, Porto Alegre, v.13, n. 27, 2011.

BIBLIOGRAFIA PARA O PROCESSO SELETIVO AO DOUTORADO
(mais a bibliografia do mestrado)

HERRERA TAPIA, Enfoques y políticas de desarrollo rural en México. Una revisión de su construcción institucional, Gestión y Política Pública, México, v. 22, n.1, 2013.

PAAVOLA, J., Institutions and environmental governance: A reconceptualization, Ecological Economics, v.63(1), 2007.

SCHNEIDER, S., ESCHER, F., A contribuição de Karl Polanyi para a sociologia do desenvolvimento rural, Sociologias, Porto Alegre, v. 13, n. 27, 2011.

INSCRICÃO

– O candidato deverá acessar a página para realização da inscrição.
(https://www3.dti.ufv.br/ppg/sisppg-inscricao-pos/instrucoes-inscricao-candidato/)

– A inscrição é feita em três etapas, conforme roteiro a seguir:

a) Inscrição: o candidato ira lançar os seus dados pessoais, formação acadêmica e experiência profissional. Os dados serão salvos a cada formulário lançado na tela. Na tela Documentos a Enviar o candidato deverá anexar em cada campo, no formato PDF, os documentos solicitados: diploma e histórico de graduação, diploma e histórico de mestrado (para o doutorado) carteira de identidade e CPF, título de eleitor, foto 3×4, certidão de nascimento ou casamento, documento de serviços militar (sexo masculino), “curriculum vitae” (CV), comprovação do CV e comprovante de pagamento da taxa de inscrição. Em cada campo só pode ser anexado um único documento. Assim documentos como comprovantes do CV devem ser escaneados e transformados em um único documento. Ao clicar em salvar seus dados serão gravados e uma senha de acesso da inscrição será enviada para o seu e-mail.

b) Geração do boleto da taxa de inscrição: Após a inscrição ser salva, o boleto deve ser impresso por meio da opção “Boleto de Inscrição” no menu “Inscrição”. Para emitir este boleto e preciso a senha gerada no momento da inscrição. Após o pagamento da taxa (valor de R$ 58,00 para candidato brasileiro e U$ 76,00 para candidato estrangeiro) o candidato devera escanear o comprovante e anexa-la a inscrição.

c) Finalização da inscrição: o candidato poderá fazer qualquer alteração na sua inscrição e poderá incluir qualquer documento que ainda não tenha anexado, como por exemplo, o comprovante de pagamento da taxa de inscrição. A inscrição não será finalizada se houver alguma pendência. Após a finalização da inscrição o candidato não mais poderá acrescentar dados ou documentos.

Obs.: Após a finalização da inscrição o Programa de Pós-graduação ira conferir se todos os documentos foram enviados de maneira correta. Se a inscrição possuir algum erro, ela será devolvida ao candidato para correção.

Atenção: Neste momento não será conferido se todos os documentos comprobatórios do CV foram enviados. Mas, no momento de conferencia o item do CV que não tiver o documento comprobatório não será contabilizado.

– O candidato devera providenciar 03 cartas de referência (modelo disponível na página http://www.ppg.ufv.br/?page_id=258) Cartas estas de três pessoas ligadas à formação acadêmica ou às atividades profissionais do candidato (FACULTATIVO), que deverão estar devidamente lacradas e ser enviadas à:

Secretaria da Pós-graduação em Extensão Rural
Departamento de Economia Rural
Campus Universitário
Universidade Federal de Viçosa – CEP 36570-000 – Viçosa – MG

INFORMACOES SOBRE O CURRICULUM VITAE

O Curriculum Vitae (CV) poderá seguir o formulário padrão disponibilizado na opção “Download de Documentos” no menu “Inscrição”.

Todos os documentos comprobatórios devem ser anexados e identificados na mesma sequência das informações colocadas no CV (por exemplo: DOC 1, DOC 2, DOC 3, etc).


Endereço

Curso de Pós-Graduação em Extensão Rural
Departamento de Economia Rural
Avenida Purdue, s/nº, Campus Universitário
Edifício Edson Potsch Magalhães
Prédio Anexo, 1º Andar, Sala 106
36570.900 – Viçosa – MG – BR
Tel.: +55 (31) 3612-4315 (Secretaria)
E-mail: ext@ufv.br

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